29/09/2017

Câmara Municipal discute fim do zoológico em São Paulo

Quer saber? adorei.... A origem dos zoológicos remonta da ideia de expor animais e humanos com aberrações oriundos de territórios e povos conquistados. Com o tempo surgiram os circos e como agora a humanidade está se conscientizado que na verdade manter animais enjaulados para nossa curiosidade é um abuso explícito de nossa mente especista, vamos detonar circos e zoológicos. 

---------
A próxima segunda-feira, dia 2, promete ser de temperatura elevadíssima na Câmara Municipal de São Paulo. Das 10 horas ao meio-dia, uma audiência pública vai discutir o "papel do zoológico no século XXI".  

Quem está à frente do debate é o vereador Reginaldo Tripoli (PV), irmão mais novo de dois políticos --Ricardo e Roberto-- com atuação proeminente na defesa dos animais. Tripoli sabe que o terreno é pantanoso e que São Paulo, provavelmente, servirá de paradigma para outras cidades, por isso, evita cravar uma extinção do zoológico pura e simples. Quer, inicialmente, que seja impedida a vinda de novos animais. O que vier depois precisa ser amplamente debatido por toda a sociedade.

O zoológico de São Paulo é administrado pelo Estado, mas o terreno pertence à Prefeitura. Ciente de que a Câmara não tem poderes para fechá-lo, o vereador pretende que a discussão sinalize o que pensa a população.


Apesar de reconhecer a função do zoológico para o lazer e a educação infantil, ele pergunta: "Será que as milhares de crianças frequentadoras desses parques estão realmente aprendendo sobre as espécies em exposição, suas necessidades e riscos? É justo manter animais em cárcere perpétuo para diversão dos humanos?" E mete o dedo numa questão que permeia toda a discussão sobre o fim dos zoológicos: "As crianças estressam os animais". 

Tripoli está no seu primeiro mandato, mas não é nenhum tonto. Tem noção de que está entrando num rio repleto de jacarés ao provocar um embate animais-crianças, mas afirma que a qualidade de vida do bicho também precisa ser respeitada: "Os caras estão presos e não fizeram nada". Pede uma reflexão sobre "até que ponto o estudo científico e a educação ambiental estão perdendo espaço para a mercantilização dos animais e mascotização da vida selvagem". 

Ultimo levantamento feito em 2013 revelou que o Brasil tem 110 zoológicos; desses, 31 são particulares. Inaugurado em 1958, o de São Paulo tem 824.529 metros e é o quarto maior do mundo. Com mais de 3.200 animais em exibição, recebe anualmente uma média de 1,6 milhão de pessoas.

É com um olho nessa multidão e outro nos animais que a Câmara de São Paulo começa a discutir o futuro do zoológico.  

Fonte: R7

Um comentário:

  1. Zoológicos são lições importantes se estiverem com sua jaulas vazias, para ensinar às crianças que nenhum ser vivo merece viver ali prisioneiro nem por um minuto, porém crianças já deveriam ter aprendido isso em sua casa e na escola se os pais e professores delas já soubessem disso ou pelo menos desconfiassem de que dor e sofrimento não é para ser apreciado comendo pipoca ou tomando um picolé num domingo cheio de sol.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪