15/06/2017

Programa de reconhecimento facial pode detectar dores nas ovelhas

Olha, na verdade, nós que mexemos com animais, sabemos muito bem quando os animais estão sentido dor, né mesmo? Agora, no que adianta só comprovar a dor? sei não... De qualquer maneira, tudo a favor dos animais p´ra mim tá bom!
---------------
A proposta do software é expandir a tecnologia para ajudar veterinários a diagnosticar outros animais
Para saber o que os animais estão sentindo, proprietários e veterinários precisam prestar atenção em sinais e sintomas que possam indicar algum desconforto nos bichos. Mas agora essa tarefa pode ficar mais fácil. Cientistas da Universidade de Cambridge desenvolveram um software de reconhecimento facial que ajuda os veterinários a descobrir se uma ovelha está com dor e qual a sua intensidade.

Ao sentirem qualquer tipo de dor, as ovelhas – como os humanos – reproduzem uma expressão facial específica naquele instante. A fisionomia de incômodo é sempre a mesma e, com muita habilidade, é possível que qualquer pessoa identifique a agonia e o seu grau. O problema é que nem todo mundo possui a aptidão de saber como o animal se sente com um simples olhar, e é nesse momento que entra o computador.

Os pesquisadores programaram um computador para reconhecer as expressões faciais das ovelhas baseando-se em técnicas de softwares que usam o mesmo serviço em humanos. Para determinar diferentes graus de incômodo no animal, primeiro o programa faz a detecção do rosto das ovelhas e depois a extração das características faciais. Ao todo, o sistema foi capaz de identificar nove níveis de dor e a precisão da nova tecnologia foi de 67%.

De acordo com a equipe, a precisão do resultado pode aumentar conforme mais dados e amostras forem coletados e cadastrados no programa. Os pesquisadores também afirmam que a técnica pode ser ampliada para ajudar os veterinários e tornar mais fácil o tratamento e diagnóstico de outros animais (como coelhos, cavalos, ratos etc).

FONTE: Veja

Um comentário:

  1. Estou mais interessada na invenção de um dispositivo que faça a tradução da linguagem dos animais. Tipo um fone de ouvido ou chips que a gente colocasse na pele e passasse a entender todas as línguas no mundo, inclusive a de animais.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪