Espécie é ameaçada de extinção. O animal, um macho adulto de um metro, foi capturado acidentalmente em rede de pesca há mais de um mês.
Uma tartaruga do tipo cabeçuda, com 116 quilos e cerca de um metro, foi devolvida ao mar na manhã desta terça-feira (23), em Ubatuba, após passar por um processo de recuperação após ser capturada acidentalmente em uma rede de pesca. A soltura e os primeiros movimentos do animal na água foram registrados pela equipe do Projeto Tamar, que cuidou do animal por cerca de um mês.
Segundo o projeto, que acolheu o animal para tratamento, é raro que esta espécie seja capturada na região. Ao ano, cerca de 600 tartarugas são levadas ao Tamar encontradas durante atividade de pesca - destas, em média apenas três são do tipo cabeçuda. A espécie é ameaçada de extinção.
A soltura foi feita próxima à Ilha das Couves, na mesma região onde foi a tartaruga foi encontrada, na Vila Picinguaba. Profissionais do projeto levaram o animal de barco para uma área de mar aberto, onde ele foi solto.
O exemplar devolvido à natureza nesta terça é um macho adulto. Antes de ser capturado por pescadores, a tartaruga havia perdido uma nadadeira, o que provavelmente contribuiu para que se afastasse das águas mais profundas, chegando ao barco de pesca.
A tartaruga passou um mês internada para o processo de cicatrização da nadadeira. Com sete quilos a mais em relação ao momento que chegou ao Tamar, ela se recuperou e atingiu condições de voltar à natureza. De acordo com o projeto, apesar da deficiência de um membro, o animal tem condições de caçar e de se reproduzir, por isso foi devolvido ao mar.
Inicialmente, a soltura estava prevista para acontecer na última semana.O ato foi programado para sexta-feira (19), mas adiado porque o mar estava revolto por causa de uma ressaca. O Tamar decidiu aguardar a maré baixar para fazer o procedimento.
Fonte: G1 - TV Vanguarda
Fonte: G1 - TV Vanguarda
Cena linda de se ver. O Projeto Tamar é fantastico.
ResponderExcluir