19/01/2017

Já deu: protetor não lê, NÃO APRENDE e sente prazer em repercutir bobagens

ATUALIZAÇÃO:
A Vereadora Teresa Bergher, devido a repercussão  do seu projeto, resolveu retirá-lo. Clique AQUI para ler .
-------------------------
Desculpem, mas, vou soltar as cachorras somente com objetivo de alertar as pessoas protetoras de bom coração e que acabam sendo manipuladas por gente destrambelhada e de má índole. Acalmem os corações e LEIAM.

Ontem, entraram na minha caixa trocentas mensagens sobre um PL de uma vereadora aqui do Rio e que foi dado entrada na Câmara no dia 13/12/16 dizendo que a Prefeitura deveria criar abrigos no município para cães e gatos. Tenham dó, criaturas amadas... Pensem primeiro
antes de saírem dizendo que a "carrocinha vai voltar".... Sinceramente, os animais não merecem gente tão ingenua e incapaz de raciocinar. Analisando o PL em seus dois artigos:

"Art. 1º O Poder Executivo Municipal deverá incluir, dentre os Programas de Proteção e Defesa dos animais, projeto para criação de Abrigos no Município para cães e gatos, vinculado, diretamente, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais.

Art. 2° Serão apreendidos e recolhidos aos Abrigos no Município de Cães e Gatos, através de serviço criado para este fim, os animais que forem encontrados vagando pelas ruas, praças ou comunidades do Município, ou quaisquer locais de uso comum, públicos ou de acesso ao público, e ainda aqueles que apresentem sintomas de doenças infectocontagiosas, ou mesmo conduta antissocial, representando risco à saúde ou segurança do cidadão."

1 - escuta, sendo criado um serviço destes (recolhimento, tratamento e adoção) não seria tudo de bom? tudo que a gente sonhou? já pensou a gente só pegar um telefone e dizer: olha tem um cachorrinho todo machucado, atropelado na rua tal..... pode vir buscar? é assim que funciona em qualquer lugar civilizado;


2 - independente da boa intenção deste PL, ele é INCONSTITUCIONAL porque legislativo não pode criar despesas para o executivo sem informar a fonte de financiamento. Mesmo que ele chegasse a ser lei um dia através de conchavos políticos (como foi a maioria das leis do falecido Cláudio Cavalcante), mais lá na frente, o Tribunal de Justiça anularia tudo, entenderam? ENTENDERAM MESMO? então tá.... porque eu repito isto aqui um milhão de vezes e ninguém aprende;

3 - agora, me causou espécie esta reação descabida da "proteção animal".  Esta reação deu a ideia de que um possível atendimento decente  seria um grande prejuízo para algumas pessoas que  recolhem o animal todo estropiado, tiram foto e colocam no tal do facebook, juntamente com o numero de sua conta bancária, para que pessoas ingênuas doem dinheiro para ajudá-la..... Entenderam o que falei? ótimo!!!!!! todos sabem que estou coberta de razão. Estas aproveitadoras se  imiscuíram   na proteção para sugar a energia de tanta gente boa que só quer o bem dos animais sofridos.

4 - abaixo o texto completo do PL... Pelo amor de Deus, leiam e vejam que não tem nada com a carrocinha que, no passado,  recolhia animais para matar por conta da prevenção contra raiva. Este recolhimento pretendido no PL citado, seria para evitar que animais com sarna fossem mortos a pedrada porque "estariam com lepra"...... para recolher animais atropelados que ficam dependendo de uma protetora para resgatá-lo e depois assumi-lo ... para evitar animais na rua com fome ou sede levando pontapé de gente desgraçada .... e mil situações que os animais urbanos vivem envolvidos. É só ler, gente!!!! parem com este terrorismo que não leva a nada.... teve protetor que me confessou estar passando mal por causa destas bobagens!!!!
-----------------------

EMENTA:
DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO ABRIGO MUNICIPAL DE CÃES E GATOS DO MUNICÍPIO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Autor(es): VEREADORA TERESA BERGHER

A CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO 
D E C R E T A :

Art. 1º O Poder Executivo Municipal deverá incluir, dentre os Programas de Proteção e Defesa dos animais, projeto para criação de Abrigos no Município para cães e gatos, vinculado, diretamente, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais.

Art. 2° Serão apreendidos e recolhidos aos Abrigos no Município de Cães e Gatos, através de serviço criado para este fim, os animais que forem encontrados vagando pelas ruas, praças ou comunidades do Município, ou quaisquer locais de uso comum, públicos ou de acesso ao público, e ainda aqueles que apresentem sintomas de doenças infectocontagiosas, ou mesmo conduta antissocial, representando risco à saúde ou segurança do cidadão.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação


Plenário Teotônio Villela, 13 de dezembro de 2016

Teresa Bergher
Vereadora


JUSTIFICATIVA
Submeto a esta Casa o presente Projeto de Lei que visa a proteger os animais em situação de abandono e maus-tratos. A situação dos animais abandonados deve merecer, por parte do Poder Publico, toda a atenção e cuidado, inserido nas políticas públicas municipais, dentro de uma concepção de sociedade que proteja não apenas o ser humano, mas igualmente os animais, preservando o ecossistema.
Assim, espero contar com o apoio dos meus ilustres colegas de Parlamento, para aprovação deste importante Projeto.

14 comentários:

  1. Lucidez e senso crítico não são mesmo para muita gente, né? Infelizmente!
    Tomara que agora, após a sua "tradução", alguns despertem.
    Abraço, Selma Castanheira - Curitiba-PR

    ResponderExcluir
  2. ontem a teresa bergher me respondeu no meu face. vou retirar o meu projeto de lei que previa a criação de espaços públicos para acolher e proteger os animais nunca a volta da famigerada carrocinha. considerando que causou tanto mal estar e polemica.

    ResponderExcluir
  3. A Prefeitura não cuida corretamente dá Fazenda Modelo que tem. Se a Prefeitura passasse a recolher os animais para "cuidar dá forma certa" seria um milagre. Não dá para confiar.
    Onde estão os gatos do CASS? Onde estão os gatos do Campo de Santana que foram para o Gatil São Francisco de Assis? Como está o Gatil São Francisco de Assis que custou R$ 400 mil?
    No momento, falar em recolher os animais de rua, é falar em carrocinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toni, eu entendo a preocupação e ela procede sim. Só que, se a criação de mini abrigos, fiscalizados por cidadãos protetores, não seria uma mão na roda para os protetores que vivem neste inferno diário de recolher, tratar e tentar adoção? A Fazenda e o Gatil foi um processo iniciado erroneamente... não tem a mesma finalidade. Aliás, ambos por ideias de protetores sem o mínimo conhecimento necessário e de governantes que quiseram tão somente fazer uma política barata. Como ninguem pensou que aquilo ali estaria na boca do sambódromo que obriga retirar e levar os animais de volta durante o carnaval? isto, vamos combinar, foi um absurdo e tanto a proteção como a prefeitura tem culpa sim. Sou a favor de recolher animais abandonados e não é para tirar da vista de humanos... aliás, seria sim tirar da vista de humanos que só querem maltrata-los. A leitura do PL, QUE É INCONTITUCIONAL como expliquei acima, não reporta nem um momento a carrocinha. Sou radicalmente contra este tipo de colocação da proteção porque coloca em dúvida a sanidade dos integrantes da causa ou levanta suspeitas sobre a contrariedade de interesses pessoais de alguns que vivem da exploração do sofrimento de bichos. Desculpe, Toni, mas, acho que vc. conhece algumas destas pessoas, não? precisamos limpar a proteção desta gente horrorosa que só depõem contra a causa, concorda?
      E pelo jeito, outra leitora falou que a Teresa vai retirar o PL.... menos mal....

      Excluir
  4. Criar abrigos é uma boa? Nunca será. Independentemente da inconstitucionalidade da lei ou que seja um lobby caça votos, criar abrigos é condenar animais a morrerem confinados! Em especial está PL não específica que tipo de tratamento seria dado a estes animais. Com todo respeito, realmente falta informação e pesquisa em toda parte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que esteja bem embasada para afirmar tão categoricamente. Provavelmente, vc. tem alguma solução que ninguem até hoje conseguiu descobrir. Quem sabe compartilhando tal solução, pessoas como eu que militam na causa mais de 45 anos e que foi responsável pela implantação de castração gratuita no Rio (pioneiramente no Brasil em 1995), podem aprender mais um pouquinho? Eu como não vivo da exploração animal, busco soluções efetivas. E nosso currículum de realizações pelos animais tem muita coisa que poderia comprovar que não sou leviana em explanar sobre "achismos". Sei o que é bom para os animais e não para pessoas que os exploram.
      Abraço, obrigado por sua opinião e veja nosso curriculum no topo de nosso blog para conferir o que estou afirmando.

      Excluir
    2. Ah então a prefeitura nao pode criar abrigo no Rio de Janeiro Andrea Marcelino? Mas a Suipa pode recolher todos os animais do RJ e entulhar lá dentro como se fosse presidio né?Por que é onde todos os animais de rua vão parar quando ninguém recolhe, ou então sao queimados vivos, esfaqueados, estuprados. Como é que você vai resolver este problema, explica aqui pra nós a sua solução para dar teto a todos os animais abandonados ou em risco de morte/ maus-tratos por seus "donos"?

      Excluir
    3. Infelizmente uma solução não existe. Algumas ações simultâneas e efetivas diminuem consideravelmente a população de animais de rua e por consequência, o sofrimento animal e a saúde pública. Mutirões de castração, educação humanitária, atendimento efetivo aos casos de urgência, a prática do Cão Comunitário onde for possível... Pela experiência (que não é exclusividade) com certeza sabemos que mesmo que todos animais da rua fossem recolhidos bastaria apenas um casal de cães (domiciliados ou semi domiciliados) por exemplo, para dar início ao ciclo de reprodução desenfreada. Ainda que a atual administração seja responsável,ética e zelosa, seria fantasiosa a idéia de que criar um abrigo "perfeito" seria a solução. Desenhando: o lapso temporal entre a vida de um animal e o tempo de um mandato são incompatíveis. Ou seja, o prefeito perfeito de hoje pode facilmente ser substituído pelo prefeito que não tolera animais de amanhã. E aí? À propósito gostaria de saber sobre algum abrigo público (nao irao encontrar nem privado) no Brasil que tenha dado certo. Fico no aguardo. Abraços.

      A.Abrantes,o seu questionamento envolve situações distintas. Mas eu entendo que infelizmente só uma urgente e significativa alteração na nossa Lei Ambiental e no Código Penal e a aplicação com rigor é que podem desacelerar e desestimular os maus tratos. Ainda assim, a palavra solução é fantasiosa enquanto estivermos lidando com a espécie mais nociva da fauna: o ser humano.

      Excluir
    4. Onde for possível... sei... você não respondeu com uma solução infelizmente, você fêz um comentário filosófico-abstrato com soluções que já estão aí e não estão dando certo. E sabe porque não estão dando certo? vou te responder : - porque as leis de proteção existentes não são implemntadas pelo poder público e cobradas pelo poder civil, e os animais continuam nas ruas em situação de risco e se reproduzindo, principalmente nas comunidades; Eu fiz 3 anos de trabalho voluntário na SUIPA, e fiz trabalho voluntário no Celia Hammond de Londres-UK ambos são contra eutanasia, mas a SUIPA não dá certo, só o Celia Hammond. E porquê? pelo numero gigantesco de animais que recolhe sem discriminação, não há voluntários, os poucos funcionários assalariados não dão conta de limpar tudo e ainda - dar carinho, selecionar e colocar os animais sadios para doação, separar todos os casos (doentes de sadios)de acordo com suas necessidades, castrado/não castrado, em recuperação, em tratamento e de acordo com idades e prontuários, enfim, fazer o que é correto e o que os animais merecem devido à superpopulação. Na Suipa (que é o único abrigo recolhendo animais em situação de risco no RJ) Acabam morrendo quase todos que entram, devido a superpoulação; vai trabalhar lá 1 semana que seja, e me diz depois o que você acha. O que nós estamos fazendo é jogar os cães e gatos em presídios animais, pois é isso o que acontece - entram lá e só saem depois de mortos, por briga ou doença ou depressão e fome; Já no Celia Hammond, todos os cerca de 100 animais abrigados que ví lá, são separados cuidados diariamente de acordo com o seu prontuário em locais super esterilizados e separados em alas para evitar contaminação cruzada. Com excessão dos animais irrecuperáveis ( com doenças terminais ou de grande risco) todos os animais tem um aconpanhamento de um zootecnista ou treinador voluntário para aprender a socialização e ser colocado em adoçao no site ou em lojas parceiras. Isto é um abrigo que funciona; Agora, como vamos ajudar a SUIPA se ficarmos "causando" nas redes sociais por desconhecimento total do assunto e suas soluções? se não fazemos sequer trabalho voluntário? Se não procuramos ajudar com doações, parcerias do setor público ou privado? Como você mesma disse acima , um único casal de cães e gatos na rua produz milhoes de filhotes, e aí, como vamos fazer para resolver este problema nas comunidades? você sabe o que aconteceu com um cão que eu tentava resgatar para curar de sarna no Chapéu Mangueira? os moradores mataram a pauladas pq disseram que era um cão com "lepra"... e aí? vamos deixar que isso continue acontecendo? a solução é conscientizar a população, implementar as leis de proteção que já existem/melhorá-las se for o caso (sim, não adianta fazer lei que ninguém cumpre só sobrecarrega mais o jurídico) e retirar estes animais das ruas mas não para amontoá-los em presídios de animais, pois isso eles não merecem. Não é isso uma eutanasia às avessas? Na qual jogamos dentro de um abrigo e lavamos as mãos falando "eu não faço eutanasia"... não faz eutanasia, mas deixa morrer...

      Excluir
  5. Este comentário foi para a caixa de spam, mas, estou reproduzindo em respeito ao leitor:

    "O grito do bicho parece q esqueceu q está no Brasil, e antes q se pense em falar de leis de abrigos e captura, deve-se falar de castração em massa, concurso público para funcionários e etc, ou o grito do bicho quer q trabalhemos como voluntario lá diante de todas nossas com oa nosso e outros tantos animais??? Há dezenas de projetos ótimos bem diferentes desse papo furado de recolher animais doentes, utopia infantil nesse momento no Brasil. Então senhores do site, protetores sérios, envolvidos ma causa e bem experientes são sim contra tal projeto ficção. Politica publica p animais não é isso, caso a ingenuidade de vcs não saibam disso."

    Victor Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor, preferia que antes de falar conhecesse nosso curriculum com realizações, vídeos e um book de matérias impressas sobre um trabalho que realizo há 45 anos. Os links estão no topo do blog. Quanto a vc. dizer que existem vários projetos, por favor, não seja egoista e divulgue toda sua informação a respeito. Provavelmente, O MUNDO INTEIRO vai gostar de saber de algo que nunca ninguém conseguiu resolver de forma diferente.
      Castração em massa? kakakaka.... meu amigo, de forma pioneira no Brasil conseguimos em 1995 que o poder público iniciasse um programa de castração. Então, vc. vê que está falando com uma pessoa muito consciente. Aliás, procure saber de nosso trabalho para não falar bobagem, combinado?
      abraços

      Excluir
    2. Concordo com você em quase tudo, Victor! Recolher animais é apenas varrer o problema pra debaixo do tapete. Sheila currículo não significa que só a tua opinião seja a correta. É apenas uma opinião! Particularmente me decepciona, por este um canal excelente para o debate e a construção de idéias e soluções,como você mesma prega. O que os teus leitores trazem nem sempre são bobagens. A proteção animal tem um problema muito mais antigo do que o teu curriculo: a disputa de egos, que é o que mais tem desmerecido a causa.

      Excluir
    3. Provavelmente vc. tem muito conhecimento/vivencia para externar uma opinião tão "embasada". É a primeira vez que leio que "curriculum" (experiência) é apenas "opinião". Olha, Andrea, uma coisa que aprendi na luta em defesa dos animais é que achismos não leva a nada. O que leva ao sucesso da causa é a humildade de aprender com quem já fez e partir para melhorar. Sou a favor sim de locais apropriados que possam recolher animais necessitados bastando um simples telefonema.É óbvio que estou pensando no animal porque um telefonema, qualquer um é capaz de dar sem mesmo gostar de animais. Agora, recolher, tratar e arranjar adoção só mesmo uma de nós, certo?

      Não defendo depósito de animais, como vc. está dando a entender, mas, não posso concordar com o mau-caratismo que anda acontecendo na proteção animal. Todos nós conhecemos inúmeros protetores que recolhem animais (quanto pior o estado dele melhor) para colocar a fotinho dele no Facebook juntamente com sua conta bancária pedindo ajuda para cuidar dele. Já pensou o quanto de prejuízo estas pessoas vão ter tendo um serviço que recolha este animal e faça o mesmo? com certeza estas pessoas vão perder sua fonte de sustento. fora aquelas que vendem descaradamente castração que é um serviço gratuito que eu consegui PARA TODOS em 1995.

      Vc., me pareceu mais preocupada em criticar do que entender, não explicou bem quanto à sua “decepção por este nosso canal de debate e construção”. Eu faço questão de publicar as opiniões contrárias (desde que respeitosas) para que este debate aconteça. E, sinceramente, nossos leitores são bem mais informados do que supõe e, é obvio que esta publicação não me referia aos nossos leitores. Sabe porquê? A maioria deles, antes de repassar qualquer besteira, mandam um e-mail ou uma mensagem pelos diversos canais me perguntando se é verdade ou não o que umas histéricas e mal-intencionadas falam pelas redes. Eu não sei se vc. é minha leitora porque não sei seu e-mail, mas, pelo nome não está incluída em nosso Banco de Dados. Sugiro que nos acompanhe para constatar que sou bastante imparcial já que meu único objetivo é o bem dos animais.

      Quanto a sua frase final sobre “disputa de egos” é bem antiga e só representa, na verdade, a falta de argumentação e a humildade de reconhecer que existem pessoas que EFETIVAMENTE já fizeram algo pela CAUSA e não por alguns animais. Entende a diferença? Se vc. nos acompanhasse diariamente como nossos leitores o fazem, veria o quanto destaco trabalho de pessoas que , EFETIVAMENTE, realizam mudanças. Eu tenho muita honra de reconhecer e enaltecer estes trabalhos. Agora, este papo de “egos” é muito bobo e não quer dizer nada. Vc. já assistiu conversa de intelectuais? procure assistir..... eles sorvem a sabedoria um do outro de maneira muito honrosa.... sabe porque? todos eles sabem muito e ali é um momento de dividirem o saber sem se sentirem ameaçados pelo conhecimento alheio......

      Bom dia Andrea, e fique certa que a única certeza que deveríamos ter é que nunca sabemos o suficiente e que a morte é certa..... kakakaka.... incontestável, não?

      Excluir
  6. Quando me passaram essa informação aqui em São Paulo, decidi que o melhor seria esperar pela postagem do Grito do Bicho, pois volta e meia sou pega de surpresa por notícias assim enviadas por pessoas desinformadas, que assim como eu, não entende muito bem lá do "juridiquês" dessas PLs.
    Só fiquem de olho, porque do jeito que vão as coisas no Brasil, especialmente por causa do desrespeito pelas leis e a falta de verbas, tudo é possível.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪