02/08/2016

Rio de Janeiro dá um belo exemplo de preocupação com os animais durante as Olimpíadas

Olha aqui, gente, tenho que ser justa!!!! Desta feita, o Comitê Olímpico e a Cidade do Rio deram um exemplo ao mundo quando criaram uma equipe para resolver os problemas de animais que estivessem envolvidos de alguma forma com as Olimpíadas.  Nunca houve nada parecido em nenhum país que tenha sediado o evento. A matéria mais abaixo dá a dimensão do que falo. 

Agora, na verdade, estou muitíssimo chateada com o comportamento de uma ONG de renome internacional por estar aqui na nossa cidade mandando notícias para o resto do mundo de que estamos agindo incorretamente e se colocando como salvadoras de animais supostamente descartados pelas Olimpíadas. Estão
IMPLORANDO dinheiro ao mundo dizendo que vieram há 3 meses para o Rio para "salvar os animais descartados por causa das Olimpíadas". Confiram em:  Cats Being Poisoned in Rio de Janeiro e  Olympic Adoption Event in Rio

Como é de praxe, certas ONGs internacionais costumam ir para países ajudar fazendo um bom marketing de promoção das mesmas. Já relatamos casos aqui no blog. Até não sou contra se, realmente, a situação for real.

Porém, discordo totalmente dos termos usados para vender o Rio de Janeiro. Claro que não somos uma "brastemp" e estamos cheias de problemas pela má gestão do homem público. Mas, agora engolir esta ONG dizer que veio p´ra cá para salvar os animais e educar o povo do Rio a cuidar dos seus animais, é cuspir na minha cara!!!!! 

Esta ONG se aliou a duas pessoas maravilhosas que fazem trabalhos excepcionais aqui no Rio para tirar casquinha em benefício próprio num evento promovido sempre por uma delas. Puseram suas roupinhas vermelhinhas como se somente elas estivessem presentes e publicaram nas suas redes sociais Não vieram para ajudar as ONG´s nossas, mas, para promoverem a sua. E eu não posso me calar, de jeito e maneira!!!!! Comigo não, violão!!!!!

Quero estar errada e as pessoas que esta ONG prometeu "ajuda" em troca desta exposição, poderão COMPROVAR tudo que for doado. Publicarei aqui com o maior prazer. 

Ah, confiram que não é de hoje que o Comitê Olímpico está cuidando dos animais: Rio tem primeiro 'animal olímpico' à espera de adoção. Inclusive, estão em parceria com a World Animal Protection e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 fecham parceria pela proteção dos animais nos Jogos Olímpicos 2016 .  Outra matéria interessante, também, é esta: Rio 2016 dá abrigo e busca novo lar para gatos de rua

Para quem se confunde: RSPCA fundada em 1824, ASPCA fundada em 1866 e SPCA fundada em 2006. Entenderam?
==================

Rio 2016 animal: locais de prova têm moradores como jiboia, jacaré, paca...

Com muitos bichos domésticos e silvestres nas instalações, organização dos Jogos, em ação inédita, monta equipe de resgate para controlar os animais

Não são apenas os atletas, torcedores, voluntários e funcionários que frequentam as instalações esportivas na Olimpíada do Rio. Os animais, domésticos e silvestres, também fazem parte do ambiente e muitas vezes exigem uma atenção especial da organização. Em uma ação inédita em uma edição dos Jogos, foi criada uma equipe para administrar a relação dos bichos com a família olímpica. A biodiversidade da natureza carioca criou mais um ingrediente para o evento.

Tem cachorro, gato, mas também animais silvestres, como jiboia, jacaré, cobra-coral, preguiça, capivara, tamanduá... A presença destes animais já virou tema na imprensa internacional com tom de preocupação. Um biólogo e um grupo de resgate compõem o time que cuida destes moradores especiais. A instalação que mais se aproxima de um zoológico é a do golfe, na Barra da Tijuca, seguida por Deodoro.

- Com os animais silvestres, temos trabalhado principalmente no campo de golfe, em Deodoro e na Lagoa. No golfe tem capivara, paca, jiboia, coruja-buraqueira, preguiça... é um zoológico em ambiente natural. Em Deodoro apareceu uma cobra-coral, que foi levada para uma mata. Na Lagoa tem muitos quero-quero (pássaro), que fazem ninho no caminho do público e há o risco de atacarem. Temos que proteger o ninho e as pessoas. Temos cinco pessoas só para o golfe e duas equipes móveis para as outras instalações. Um biólogo é quem coordena - disse Tânia Braga, gerente geral de sustentabilidade, acessibilidade e legado do Comitê Rio 2016.

Cachorros, capivaras, jacarés e corujas em locais de competição da Olimpíada 
(Foto: GloboEsporte.com)

Tânia Braga disse que, apesar de a proximidade com animais silvestres como cobras e jacarés ser motivo de temor para a maioria das pessoas, a organização dos Jogos não crê que exista uma ameaça para atletas, torcedores e para os próprios bichos.

- Lembro que houve uma surpresa da mídia internacional quando souberam que havia jacaré-do-papo-amarelo no golfe. É o ambiente dele e não representa risco para nós. A convivência harmoniosa é possível. Fizemos totens para explicar quais bichos existem nestes lugares. Na Vila de Mídia, por exemplo, que fica perto do Parque da Pedra Branca, já tivemos tamanduá, paca... Lá também colocamos totens explicativos. A tônica é proteção, informação e valorização.

No Maracanã há um caso curioso. No local vivem cerca de 130 gatos, que recebem cuidados de moradores próximos. Com o ambiente totalmente transformado, havia o risco para estes animais. A solução encontrada foi a construção de um gatil. De acordo com Tânia Braga, neste domingo haverá também a realização de uma feira para tentar que alguns deles sejam adotados.

- Queremos deixar um legado de conscientização sobre o abandono e promover adoção de animais. No Maracanã há uma colônia enorme de gatos, cerca de 130, porque é uma área onde as pessoas abandonam esses animais. São cinco tribos, com seus territórios. Existem dez cuidadoras que moram ali perto e fazem isso há 20 anos. Imagina quanta gente vai estar na cerimônia de abertura, além do movimento de máquinas para montar a estrutura. As cuidadoras não podem entrar. Era um problemão. O que fizemos foi chamar um grupo de voluntários e montamos um gatil cercado. 

Agora cuidamos e vamos promover a adoção destes animais. Fazemos isso também com cachorros e outros animais. Em Deodoro, por exemplo, cuidamos de um cavalo de rua, sem dono, que apareceu por lá. No Parque Olímpico havia cachorros que corriam na frente dos carros e ônibus, e eles foram resgatados - contou Tânia Braga

Fonte: Globo Esporte

5 comentários:

  1. Em qualquer evento, vamos sempre encontrar gente querendo se promover às custas dos outros. Isso faz parte da vaidade humana e por isso mesmo é desprezível. Agora se o Grito do Bicho está afirmando que o Comitê Olímpico está cuidando dos animais, eu acredito e ponto final. Parabéns à equipe de Tânia Braga, ficamos todos muito felizes com o trabalho responsável de vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, estou me baseando nas reportagens e na minha conversa com o Guilherme que é o responsável pelo recolhimento dos animais. Não se se vão funcionar direito, mas, vi boa vontade e ineditismo. Não posso deixar de estimular e reconhecer que, até então, nunca um evento destes se preocupou com os animais, né mesmo? Se é para aparecer, acho ótimo porque será uma referência a partir de agora.

      Excluir
  2. LEIA COM ATENÇÃO E VEJA QUE BELO EXEMPLO SUA CIDADE DÁ AO MUNDO - Isso é piada? por que se for eu não achei nenhuma graça, Sheila.

    Encontrei isso enquanto trabalhava tentando auxiliar os pequeninos e estou postando aqui sem nenhuma correção, como encontrei.



    Rosana Guerra Indefesos
    29 de julho às 09:03 •
    Absurdo ! Olimpíada alegria de muitos e morte para os animais! Leiam por favor e compartilhem para que o responsável seja punido e me ajude denunciando nos links abaixo !Na terça-feira, recebi um pedido pela manhã para resgatar uns gatinhos no BRT Jardim Oceânico ! Peguei meu carro, dei a volta na Av das Américas, e na direção do BRT, olhei para plataforma, e vi 4 gatos , como não eram tão pequenos, como eu achava, e só estava com uma caixa de transporte, voltei até em casa, moro 5 min do local , e peguei duas amigas que moram ao lado, demorei para voltar 20 min no máximo ! Parei meu carro, passei pela passarela que nem inaugurada estava , quando no meio da passarela duas pessoas nos receberam, uma técnica de segurança do trabalho , muito gentil e um outro rapaz, um grosso ! Falei que estava ali para resgatar os animais , e a mocinha com um ar de triste, me disse : Eles acabaram de sair , com o Rafael, representante do meio ambiente da empresa CCRB, fiquei muito chateada , pois por minutos perdi os animais ! Não satisfeita fui até a empresa onde esse senhor trabalhava , que fica em um canteiro de obras próximo na Av das Américas ! Chegando no local, perguntei ao segurança sobre o representante do meio ambiente da empresa CCRB, que trabalha junto com a prefeitura, ele me disse que esse senhor tinha acabado de sair, mas que tinha seu telefone. No mesmo momento liguei para esse Sr. , na frente dos seguranças e ele me atendeu . Perguntei para ele qual era a instituição que ele havia deixado os 4 gatos do BRT, que ele tinha acabado de pegar, gostaria de lembrar que a inauguração do BRT, estava marcada para o dia seguinte ! Ele sem pudor nenhum e sem nenhuma vergonha, me disse claramente que não tinha deixado em nenhuma instituição, tinha pego os animais , e que tinha os abandonado dentro da COMUNIDADE DO ITANHANGA, e ainda me pediu para pegar a outra gatinha que ele não tinha achado no BRT . Fiquei pasma e desanimada , como assim um representante do meio ambiente que trabalha em uma firma consórcio prefeitura age dessa forma criminosa e imoral ! O que a gente pode esperar das pessoas que não possuem conhecimento , se um representante do meio ambiente age dessa forma imagina as pessoas que não são informadas ! Voltei até o BRT capturei a doce Branca e fui até a comunidade atrás das pobres gatinhas jogadas para morrer por um cidadão que deveria protege las ! Eu, Caroline Mantovani e sua amiga rodamos tudo e não achamos ! Liguei novamente para esse Rafael implorando para que ele voltasse no local para pega las ! Que eu ficaria com todas ! Mas infelizmente esse cidadão não voltou ao local e pior não nos atende mais ! Só postei isso agora , pois tinha esperanças que essas gatinhas pudessem ser recolhidas por esse monstro ! Ainda acreditei que podia ter bondade no coração desse senhor ! No dia seguinte ainda fui no local a pedido da segurança do trabalho para recuperar um gatinho que estava no canteiro da obra, para que não fosse jogado para morrer em um local sem água e sem comida ! Agora vcs podem imaginar quantos animais estão sofrendo e morrendo para a cidade ficar limpa para os jogos olímpicos ??? Denuncie a atitude desse rapaz quem sabe podemos fazer justiça !! ENTRE NO LINK ABAIXO, E AVALIE A EMPRESA!!!!! https://www.facebook.com/pages/CCRB-Consorcio-Construtor-Rio-Barra/447888451944497 . E deixe seus comentários na página da prefeitura.
    https://www.facebook.com/PrefeituradoRio/?hc_location=ufi
    Preciso que compartilhem o máximo essa história, peço adoção para a Branca e Preto , já castrei os dois e são muito meigos ! Ou pelo menos lar temporário para o Pretinho ! E vamos denunciar todos os crimes cometidos nessa cidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Rosana me contou esta trágica história. Lamentável mesmo. Agora, ao analisar friamente a questão, isto foi um ato imperdoável de um funcionário de uma empresa que faz parte do consórcio. Se tivessem se comunicado com os setores competentes, não teria acontecido isto, certo? Então, o comportamento criminoso de um cara que merece ser punido por tal, não deve macular um comportamento civilizado que o Comitê Olímpico está dando ao mundo. Eles não tinham obrigação de acompanhar os animais prejudicados durante as obras, pois, deveria ser de competência da SEPDA que é uma secretaria de promoção e proteção aos animais, certo? O comitê está preocupado de atender os animais que estão ou estarão envolvidos nesta reta final do evento. Temos que ser justas e até entendo que, como só vemos drogas e mais drogas na causa animal, acabamos perdendo o senso de que algo de bom também pode acontecer.

      Excluir
  3. sabe! ficarei neutra no assunto, porque sou suspeita das olimpíadas 2016, que , ai, qtos animais perderam os habitats nas construções dessa desta arena. qtos ninhos foram destruidos, portanto, ñ gosto da olimpiadas, até promoveram morte da onça juma.pra mim, qdo fizeram em jacarepagua rj no mato alto, desmataram varias arvores,habitats do mato alto, pra fazer de arena de olimpíadas 2016,qtos, quantos animais perderam as arvores os quais moravam.portanto fico de boca fechada.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪