E saber que estes animais majestosos são massacrados por caçadores japoneses.....
--------------
Uma baleia-jubarte foi flagrada em alto-mar na manhã desta segunda-feira (20) em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. De acordo com Emerson Figueiredo, que gravou o vídeo, o animal chegou a encostar na embarcação em que ele estava.
As imagens foram feitas por volta das 9h, perto da Ilha da Selinha. Emerson costuma passar por aquela área durante suas atividades. Ele é instrutor de mergulho em Ubatuba e disse que é comum ver
animais neste ponto, que é mais distante do continente.
Ele se surpreendeu com a espécie avistada.“Já tinha visto outros animais, outras espécies de baleia, mas nunca a jubarte. Então eu vi a baleia de longe e resolvi me aproximar para filmar, acabei chegando bem perto. Na hora eu fiquei até com medo dela entrar debaixo e o barco virar”, afirma.
Perigo
Apesar de despertar o interesse da população, a aproximação pode trazer riscos para o ser humano e também para as baleias. O oceanógrafo do Aquário de Ubatuba, Hugo Gallo, explica que o animal poderia ter se machucado na hélice do barco ou então virado a embarcação.
Baleia saltou e foi flagrada por empresário
(Foto: Paolo Angeloni/Arquivo pessoal)
Baleia-jubarte
Na última semana, uma baleia da mesma espécie foi flagrada fazendo acrobacias no mar em Ilhabela. A baleia foi vista por volta das 15h30 de quinta-feira enquanto nadava por uma faixa de pelo menos 2 quilômetros entre as regiões dos bairros Perequê e Vila.
De acordo com Hugo, a ocorrência das baleias-jubartes vem aumentando no litoral norte de São Paulo nos últimos anos. Além disso, é comum que elas apareçam nessa época do ano porque estão em movimento migratório em direção à região de Abrolhos, na Bahia.
Os machos variam entre 15 e 16 metros de comprimento e as fêmeas de 16 a 17 metros. Elas chegam a pesar até 40 toneladas.
Cerca de 80 golfinhos foram encontrados
(Foto: Arquivo Pessoal/Julio Cardoso)
Golfinhos
Um grupo de golfinhos também foi encontrado no litoral norte por um internauta na última semana. O registro foi feito por Julio Cardoso, morador de São Paulo, a cerca de 60 quilômetros da costa na altura de Ilhabela, por volta das 11h30 da última sexta-feira (17).
Julio é diretor de meio-ambiente de um clube de iate e estava em um passeio com um amigo no momento em que avistaram os golfinhos. Durante esses passeios, ele faz registros sobre a fauna marinha. A espécie dos golfinhos é conhecida como 'Pintados do Atlântico'.
Fonte: G1
Linda! Linda! Linda!
ResponderExcluirQue amor!! Animais maravilhosos! Também não me conformo com essa gente que trucida as baleias. Não é por nada! Mas porque será que rolou uma tsunami que varreu o pais?? Marta
ResponderExcluirAntes de partir desse mundo, espero ter a chance de vê-las de perto ou ouvir seu canto tão melodioso.
ResponderExcluir