------------------
Animal de 1,64 metro, batizado de Bacana, foi removido nesta quinta (3).
Réptil foi solto no Tanquan, 'minipantanal', na zona rural da cidade.
O jacaré-de-papo-amarelo que viveu 1 ano em uma pequena lagoa da área urbana de Piracicaba (SP) foi capturado e solto na região do Tanquan, conhecida como "minipantanal" paulista, na manhã desta quinta-feira (3).O réptil, que é fêmea, virou atração entre a população e foi batizado de Bacana. O animal, que pesa cerca de 55 quilos e mede 1,64 metro, passou por exames e recebeu um chip para monitoramento. Confira o vídeo da operação acima.
A licença para o remanejamento de Bacana foi obtida na sexta-feira (26) no Departamento de Fauna (Defau), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Uma equipe da Prefeitura de Piracicaba tentava
capturar o animal desde a noite de segunda-feira (29).
Nos dias seguintes, as equipes fizeram o monitoramento no local, à espera do momento ideal. Com o aumento da temperatura, nesta quinta-feira (3), Bacana saiu para tomar sol e foi capturada (Veja ao lado).
"Fizemos a remoção no laço, imobilizamos de forma a causar menos estresse possível e levamos ela para uma área rural no Tanquan", contou o veterinário que coordenou a operação, Thiago Vilalta, especialista em clínica e cirurgia de animais silvestres.
'Atração turística'
O réptil apareceu ainda filhote na lagoa da movimentada rotatória entre a Avenida Alberto Vollet Sachs e a Rua Santa Catarina, no bairro Água Branca. Desde que chegou ao local, o jacaré chama a atenção das pessoas e virou uma "atração turística" no município. No entanto, nenhum responsável por abandonar o animal ilegalmente na área foi identificado.
Segundo a Prefeitura, além de representar um perigo a quem chegava perto da lagoa para observá-lo, o réptil também estava exposto a situações de risco.
Para obter o aval do órgão federal, a Prefeitura contratou especialista para elaborar o plano de manejo do animal. O documento detalhava como o jacaré seria retirado e onde ele iria ser colocado em seguida. O plano foi aprovado pelo Departamento de Fauna (Defau), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, segundo a administração.
Fonte: G1
Tadinha, tomara tenha uma vida longa e em paz em sua nova "morada".
ResponderExcluir