Muito triste.... nosso trabalho educacional e de divulgação tem que acelerar se quisermos conseguir uma mudança mais rápida nas questões ligadas à exploração animal. Vamos divulgar, opinar, nos manifestarmos sempre que possível.... Escrevam para a Prefeitura de Caucaia no e-mail:
turismo@setur.caucaia.ce.gov.br
turismo@setur.caucaia.ce.gov.br
----------------
O litoral do nordeste brasileiro é uma das regiões mais visitadas do mundo. Milhões de turistas são atraídos todos os anos por suas incontáveis e maravilhosas praias.
Infelizmente, uma pequena parcela aproveita a
estadia para explorar a fauna local. Não são poucos os relatos, mas uma das “atrações” é peculiarmente bizarra.
Na praia do Cumbuco, em Caucaia (CE) a 15 quilômetros de Fortaleza (CE), turistas pagam para montarem em jegues pintados nas cores de onças e zebras. Além disso, muitos deles são vistos paramentados ou puxando carrinhos que vendem alimentos, bebidas e todo tipo de mercadoria na beira do mar.
Esses animais são mantidos sob sol escaldante durante todo o dia, com alimentação e hidratação precárias e, mais que isso, expostos ao ridículo. No verão, a sensação térmica na areia chega a 50 graus.
Ao extrapolar direitos e invadir a seara moral dos animais, reforçam não só a subjugação da espécie humana sobre as demais, mas fomentam um mercado que impede que a cultura e parcela da comunidade local desenvolva-se.
Trata-se da prática banalizada e rotineira do crime de maus-tratos. Seja pelo calor, pelo excesso de trabalho, pela tintura potencialmente tóxica, pela fome e sede, sem falar na monta em si.
Os fatos já foram levados ao conhecimento do Batalhão de Polícia Militar Ambiental e um Boletim de Ocorrência foi registrado por ativistas no 31º Distrito Policial. A expectativa é que o Ministério Público Estadual assuma o caso e determine a apreensão dos animais em situação de maus-tratos, comprovados mediante parecer de médico veterinário.
Obviamente, os tutores dos animais, que deviam zelar por eles mas se locupletam dessa prática ilícita, são os responsáveis legais pelo abuso e deverão arcar com prejuízos e punições.
Contudo, aquele que financia é o verdadeiro infrator moral, a se assenhorar dessa prática abominável que em nada enriquecerá o álbum de fotos da viagem, tampouco renderá uma boa história para contar.
Fonte: ANDA
EU PERGUNTO: POR ACASO OS TAIS "PROTETORES DE ANIMAIS" DA REGIÃO, ALÉM DE APARECEREM NO FACEBOOK, o que fazem de concreto pelos animais? Denunciam ao MINISTÉRIO PÚBLICO, ao menos??? Oficializam essa denúncia a fim de que possam cobrar do MP agilidade em salvar os pobres jegues? HÁ ANOS ISSO ACONTECE. Que tipo de campanha fizeram, eis que, SE ESSES DE TURISTAS NÃO USASSEM ESSES SERVIÇOS, nada disso estaria acontecendo e esses exploradores de jegues estariam realmente trabalhando??? A campanha tem de ser feita no corpo a corpo com os turistas, para impedi-los de montar nesses pobres jegues.
ResponderExcluirmandei
ResponderExcluirOs turistas sem noção, como sempre, também são culpados.
ResponderExcluir