Quem resgata um cãozinho das ruas ou adota o melhor amigo de um abrigo, sempre tem curiosidade de saber a idade do animal. Existe uma maneira mais fácil de descobrir: pelos dentes e o pelo comportamento. Confira as dicas do médico veterinário do Max em Ação (http://www.maxemacao.com.br) Marcello Machado:
Poucas semanas de vida. “Os primeiros dentes dos cães começam a nascer quando o filhote tem entre seis e oito semanas de vida. Nesse
período, os dentes são muito brancos, como o dente de leite das crianças”.
Até seis meses. “Já entre os três e seis meses, a tendência é a de que os dentes caiam para o nascimento dos permanentes, que são naturalmente menos brancos”
Entre 1 e 3 anos. “Nessa fase, o cãozinho já tem todos os dentes permanentes e os dentes traseiros são os primeiros a ficar mais amarelados. Além disso, perceba a quantidade: um filhote tem em média 28 dentes, enquanto um cão adulto tem aproximadamente 42.”
Mais de 5 anos. “A energia de um cão com mais de 5 anos já não é a mesma. Perceba que o animal é mais calmo, e, além disso, tem dentes já são mais amarelados e desgastados”
Entre 10 e 15 anos. “Com essa idade os cães já são considerados idosos. Nesse período, os dentes começam a cair, ficam mais amarelados e bastante desgastados. A energia para brincar e passear diminui, ele gosta de passar mais tempo quieto e dorme mais”.
Saúde Bucal
Os dentes permanentes dos cães são mais amarelados do que os primeiros que nasceram. No entanto, é preciso se atentar a higiene bucal do peludo. “Ao adotar cão, faça um check up e também providencie a higienização dos dentes dele, seja por escovação ou remoção do tártaro na clínica veterinária. Garantir a saúde bucal do seu cãozinho também é praticar guarda responsável”.
Sobre Max em Ação
O Max em Ação atua para disseminar os conceitos de guarda responsável, evitar o abandono e combater a violência contra os animais. Esse programa de proteção animal, criado em 2012 pela Total Alimentos, também ajuda a alimentar cães e gatos que estão sob a tutela de ONGs ou protetores independentes, por meio de vales-ração encontrados no verso dos produtos MAX e MAX CAT.
Para identificar os cães e gatos, a Total Alimentos criou ainda a Max Identidade - uma medalha numerada que registra o animal no banco de dados do Max em Ação, em que o tutor pode colocar a descrição e até a foto do melhor amigo. Se o pet fugir, a equipe do programa utiliza vários canais de comunicação para tentar encontrá-lo.
Conheça todas as iniciativas do Max em Ação em: www.maxemacao.com.br
Para mais informações ou contatar um médico veterinário, por favor entre em contato:
Ingrid Balhe
Assessoria de Imprensa (Total Alimentos Ltda)
imprensa@totalalimentos.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.