Desde 2011, nosso leitor Wagner acompanha o tema "carne de laboratório". Confere: CONVERSA COM LEITOR SOBRE CARNE DE LABORATÓRIO. Ontem ele nos mandou esta matéria e vamos torcer para dar tudo certo!!!!! Jesuis Cristinho, tudo que queremos é acabar com o sofrimento dos animais...... Céus, tem que dar certo!!!!!! Se quiser ler mais sobre o assunto, veja:
* Carne de laboratório mais próxima da realidade
*A carne artificial pode salvar o mundo?
------------------------------------
* Carne de laboratório mais próxima da realidade
*A carne artificial pode salvar o mundo?
------------------------------------
São Paulo – Cientistas da Universidade de Maastricht, na Holanda, que produziram o primeiro hambúrguer em laboratório do mundo, agora querem vendê-lo. De acordo com os pesquisadores, a carne artificial será mais saborosa e barata do que as carnes tradicionais vendida atualmente.
Para fazer a venda do hambúrguer artificial, Mark Post, professor que desenvolveu a carne in
vitro, uniu-se a Peter Verstrate, técnico em alimentos, para criar a empresa Mosa Meat. A companhia vai empregar 25 cientistas, técnicos de laboratórios e gerentes.
Segundo reportagem da BBC, o hambúrguer artificial ficaria disponível apenas para encomendas. Porém, se a demanda for grande, os cientistas dizem que a carne pode chegar ao mercado popular.
O hambúrguer foi sintetizado pela primeira vez em 2013 e custou 250 mil euros a Sergey Brin, co-fundador do Google e financiador do projeto. Porém, a ideia não chamou tanto a atenção de investidores devido ao seu preço alto: cerca de 215 mil libras, ou seja, mais de 1,2 milhão de reais.
Agora que os pesquisadores estão conseguindo diminuir o preço da fabricação, eles esperam começar as vendas do produto o mais rápido possível. “Acredito que vamos colocar [o produto] no mercado em cinco anos”, disse Post, à BBC.
Como é feito
O produto é feito a partir de células-tronco encontradas em nervos e na pele da vaca. No entanto, diferentemente da maioria dos estudos (em que as células-tronco são utilizadas para transplantes), nesse artigo os cientistas as utilizaram para cultivar gordura e músculo.
Após a retirada dessas células, os pesquisadores as colocam em uma cultura com elementos químicos e nutrientes. Três semanas depois, as células-tronco multiplicadas são divididas em recipientes menores.
As células “adultas” se transformam em tiras de músculos de cerca de um centímetro de comprimento. Já as pequenas tiras são unidas, coloridas e misturadas com gordura para se tornarem, finalmente, um pedaço de carne artificial.
Outra opção
Além do preço baixo e do sabor, os pesquisadores também se preocuparam com outras questões relacionadas ao hambúrguer. Já em 2013, eles relataram que a técnica poderia se tornar uma boa solução à escassez de carne no futuro.
O produto também poderia ser uma alternativa aos vegetarianos – já que nenhum animal sofre durante o processo.
“Estou confiante que, quando for oferecido como uma alternativa à carne, um número cada vez maior de pessoas vai achar difícil não comprar nosso produto por razões éticas", disse Verstrate à BBC.
FONTE: exame
Desculpe, mas após vegetariana há muito tempo e vegana há três anos não consigo pensar em me alimentar de nada que lembre a carne de algum animal, mesmo artificial. Em vez da carne "de mentirinha" vou continuar preferindo a soja, os grãos, os cereais, os legumes e as frutas DE VERDADE. Bom proveito àqueles que vão gostar dela.
ResponderExcluirEspero que seja mais breve do que cinco longos anos...afinal os animais estão sofrendo há muito.
ResponderExcluirSim, para os veganos e vegetarianos até artificial a carne é impossível de engolir, mas essa notícia é fantástica! Li tb no Vista-se sobre uma empresa americana, a Impossible Foods que está desenvolvendo o hambúrguer vegano, que deve chegar ao mercado em 2016. A coisa é tão séria que o Google já fez oferta para comprar essa empresa. Com isso chego à conclusão que nosso planeta está em muito pior situação do que imaginamos. Será que os animais terão sua revanche? Abs a todos
ResponderExcluirBeatriz
Segue o link do hambúrguer vegano: https://vista-se.com.br/hamburguer-vegano-que-sangra-deve-chegar-aos-supermercados-dos-eua-no-final-de-2016/
ResponderExcluirAi dedos suuuper cruzados para que isso aconteça o mais rápido possivel e com muito sucesso, amém!! Aurea
ResponderExcluirQue as forças de luz ajudem a agilizar o processo, porque "escassez de carne no futuro" pode significar que a matança até lá serão muitas. Tudo em favor dos nossos irmãos menores.
ResponderExcluirTambém passou da hora de se atualizar os livros de medicina. Digo isso, porque em minha última consulta médica, a jovem doutora mostrou preocupação pelo fato de eu não comer nenhum tipo de carne; me pediu uma batelada de exames, cujos resultados ficaram todos dentro do normal. Mais uma prova de que não precisamos nos alimentar da vida dos outros e os médicos precisam se modernizar, acompanhar os novos tempos.
ResponderExcluir