19/10/2015

A cidade italiana que só faz festas com fogos de artifício silenciosos em respeito aos animais

Isto deveria ser obrigatório em todo mundo, não? Mas, eu nunca tinha ouvido falar que existia fogos sem barulho.....Vocês já sabiam?
------------------------------
Festa só é festa se todo mundo se diverte, certo? Pensando nisso, a pequena cidade de Collecchio, na Itália, adotou uma nova regra para suas comemorações populares: utilizar, apenas, fogos de artifício silenciosos.

O motivo já é conhecido da maioria das pessoas, mas muitos ignoram o problema. Aquele ‘boom, boom, boom’ todo causado pelos fogos de artifício provoca pânico em grande parte dos bichinhos de estimação – e nos animais em geral. Pássaros, por exemplo, estão entre os mais
impactados pelo problema.

Por que fazer tanto barulho, se é possível promover uma festa igualmente linda sem os estrondos pirotécnicos? Essa é a provocação da prefeitura de Collecchio. A primeira comemoração a adotar a ideia aconteceu em setembro e não deixou nada a desejar. Assista no vídeo, abaixo.


8 comentários:

  1. É melhorou um pouco, pois mesmo sem barulhos fogos de artifícios tem uma quimica o qual é toxico, q produz cancerígeno.Ñ gosto de jeito nenhum, de fogos de artifícios e pipas nos céus.

    ResponderExcluir
  2. Faz pouco tempo que um pássaro assustado com o barulho de fogos quase bate em cheio no meu rosto. Entrou pela janela em que eu estava com minha gatinha muito rápido! Sorte minha que o reflexo que minha gata teve pra desviar foi referência pra eu desviar tbm... Nem percebi o que havia ocorrido na hr...
    Meu pai pegou o bichinho que posou logo dps e colocou numa caixinha com água pra ele beber e foi onde ele dormiu a noite toda... No outro dia ele foi embora. Ainda bem que a tragédia não foi maior!

    ResponderExcluir
  3. Jorge Romano19/10/2015, 11:37

    Acho que se referem aos fogos chamados de "vista", os que fazem barulho seriam de "estampido". O Brasil tem legislação federal desde 1942 (Getulio Vargas), que regulamenta a fabricação e soltura de fogos, mas as próprias autoridades promovem e permitem essa prática infernal. No entorno do Maracanã soltam as famosas malvinas sem qualquer coibição ou reação do policiamento que assiste os baderneiros tomarem as ruas por qualquer joguinho. Ontem mesmo foi um verdadeiro inferno.

    ResponderExcluir
  4. Há que se pensar que não apenas a poluição sonora deve ser extinta, também a poluição atmosférica para o bem do Planeta.
    http://www.blogdaluka.org/2013/01/fogos-de-artificio-bonito-para-os-olhos.html

    ResponderExcluir
  5. Como podemos ter certeza de que são silenciosos se omitiram o som original e colocaram o Fred Mercury de fundo musical? Eita povo tonto, credo!

    ResponderExcluir
  6. Talvez essa primorosa decisão tenha a ver com o fato de que foi lá que ocorreu a Batalha de Collecchio, como parte da Segunda Guerra Mundial. Nossos pracinhas estiveram nessa batalha e o Rio de Janeiro até homenageou a eles e à cidade, dando o nome a uma escola. Vejam: (https://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Collecchio)
    Em 26 de abril ataques foram feitos a Collecchio primeiro a sudeste e depois pelo nordeste. Durante a noite, quando caiu uma chuva torrencial, tais ataques foram suspensos e, ao serem renovados, na manhã do dia 27, a força brasileira tinha sido aumentada com mais duas Companhias. Às 8 horas da manhã a maior parte de Collecchio tinha caído em poder do MJ. Ramagem. Algumas horas depois, o último bolsão de resistência foi dominado. Num castelo perto da estação rodoviária, os brasileiros emergiam de uma luta vitoriosa na qual não houve, segundo Brayner, nenhuma interferência de americanos para desfigurar o ritmo da operação.
    A ação dos brasileiros em Collecchio aliviou a perigosa situação à esquerda do 4º Corpo. Dela resultou a captura de 400 alemães, juntamente com muito equipamento pertencente à vanguarda da 148ª Divisão de Infantaria germânica. Os brasileiros tiveram 16 feridos e um morto.
    Em homenagem à batalha vitoriosa da FEB, foi criado, no bairro de Bangu (zona oeste da cidade do Rio de Janeiro), o Colégio Estadual Collecchio.
    Além disso, foi construído um monumento na Praça da Fé (centro de Bangu) em memória aos pracinhas da FEB residentes em Bangu, onde pode-se ver o trajeto da campanha militar na Itália.

    ResponderExcluir
  7. Todo final de ano é a mesma coisa: uma barulheira danada de fogos de artifício, aquele cheiro de pólvora que até parece que o capeta passou correndo e um bando de gente bêbada e falsa se abraçando e gritando. Detesto rituais! Qualquer tipo de ritual.
    Enquanto isso, inúmeros animais morrem ou desaparecem.

    ResponderExcluir
  8. A-M-E-I !!!!!! APLAUSOS DE PÉ AOS ITALIANOS Aurea

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪