21/08/2015

Matrifagia – Aranha alimenta os filhos com o próprio corpo

Caramba!!!! quando recebi a tradução da nossa Helô, fiquei encantada pois nunca tinha ouvido falar nada sobre isto.... mas, também, fiquei impressionada com o papel que a natureza impõe a alguns tipos de aranhas.... Céus!!!!!!
Colaboração: Helô Arruda
------------------------------

O mundo dos insetos pode ter encontrado sua 'Mãe do Ano " no Lineatus Stegodyphus do sexo feminino, uma aranha do deserto que se dá em alimento pouco depois que seus ovos estão chocados. Esta prática, que é conhecida como matrifagia , foi vista em aranhas antes, de acordo com Mor Salomon, do Instituto Cohen de Controle Biológico em Israel.

"Matrifagia foi descoberta pela primeira vez pelo arachnologista alemão Ernst Kullmann nos anos
setenta, então o comportamento de regurgitação e matrifagia não são uma nova descoberta", disse Salomon ao  FoxNews.com. "A grande descoberta é o mecanismo por trás desse comportamento."

Encontrado nas regiões semi-áridas de Israel e outras partes da bacia do Mediterrâneo, Oriente Médio e Ásia Menor, a fêmea Stegodyphus faz suas teias em arbustos. Dentro da teia, ela cria um disco de seda que contém 70 a 80 ovos, enquanto os tecidos do seu intestino começam a dissolver-se. Quando os óvulos estão prontos, ela perfura o disco de seda, permitindo que os bebês nasçam.

Neste momento um líquido já está acumulado em seu intestino, permitindo-lhe começar a regurgitar para os bebês. Enquanto ela regurgita, o processo em seu intestino se intensifica e o líquido que se formou viaja de volta através de seu tubo intestinal para a boca, de onde ela pode expeli-lo.

Os bebês engatinham sobre sua cabeça, tentando buscar o líquido que está vazando de seu rosto. Ela não faz nenhuma tentativa de escapar enquanto seus filhos eventualmente perfuram seu abdômen macio com suas bocas antes de se deleitar nas entranhas liquefeitas lá dentro. Este processo leva algumas horas, ao fim das quais a mãe (de outra forma conhecida como "jantar") é oficialmente morta. Ao final, a mãe deu mais de 4 por cento de sua massa corporal para os filhos, que deixa seu coração em paz.

Embora possa parecer um caso estranho levar o amor de mãe tão longe, no mundo da aranha este é o costume. Todas as espécies da família Eresidae (ao qual pertencem as Stegodyphus) mostram matrifagia e há outras famílias de aranhas também envolvidas.

Muitos podem achar o conceito de aranhas bebê comendo as entranhas liquefeitas de sua mãe revoltantes, mas como Salomon sugeriu é apenas mais um exemplo incrível da natureza.

Eu sei que parece 'nojento' para alguém que não está familiarizado, mas mostra a evolução forma incrível e o trabalho da seleção natural, disse ela. "É incrível pensar que este comportamento evoluiu como a melhor maneira (evolutivamente) para uma mulher chegar a um alto sucesso reprodutivo, dar-se aos seus descendentes. Isso realmente mostra como o mundo natural é notável!!
---------------------
Vídeo citado pelo nosso leitor Carlos nos comentários.... Impressionante!!!!!

3 comentários:

  1. Youtube:
    https://youtu.be/axDpsLPhYSg

    ResponderExcluir
  2. as fêmeas só se ferram, sejam de que espécies forem.

    ResponderExcluir
  3. impressão minha ou chamou aranha de inseto?

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪