É claro que de lá viemos e para lá voltaremos.....
----------------------
Um estudo da Universidade de Haifa, em Israel, mostrou recentemente que os bonobos já são capazes de utilizar ferramentas de forma semelhante ao que deveriam fazer os primeiros seres humanos na Idade da Pedra. Esses achados podem ajudar os antropólogos a entender como nosso ancestrais evoluíram suas habilidades.
Por conta de instabilidades políticas no país que detém suas populações selvagens, a República Democrática do Congo, os bonobos ainda não
foram amplamente estudados dentro da natureza. Justamente por isso, até o momento eles erammais comentados por sua vida sexual desregrada do que pelas habilidades com ferramentas.
foram amplamente estudados dentro da natureza. Justamente por isso, até o momento eles erammais comentados por sua vida sexual desregrada do que pelas habilidades com ferramentas.
Entretanto, Itai Roffman, da Universidade de Haifa, em Israel, e uma equipe de colegas, observaram há algum tempo um bonobo de cativeiro, chamado Kanzi. O primata em questão foi capaz de utilizar pedras par quebrar uma caixa e extrair alimentos. No entanto, não se pode descartar a hipótese de que Kanzi era um gênio solitário, educado por seres humanos e muito mais inteligente que seus primos selvagens.
Com isso em mente, a equipe de Roffman observou animais que fazem parte de um zoológico na Alemanha, e em um santuário de bonobos em Iowa, nos Estados Unidos. A equipe simulou uma série de problemas que demandavam a utilização de ferramentas. Como exemplo, os pesquisadores mostraram aos bonobos que um alimento havia sido enterrado por pedras. Em seguida, mostravam aos animais uma bandeja de ferramentas úteis, como paus e galhadas.
Dos oito animais presentes no zoológico, dois utilizaram as ferramentas, enquanto quatro dos sete primatas do santuário fizeram o mesmo. Em alguns casos, os bonobos sequer pensaram muito antes de pegar suas ferramentas e partir para a ação. Eles usaram os paus e galhadas para cavar, além de utilizar varas longas como alavancas para mover rochas maiores. Em certos casos, inclusive, os animais utilizaram diferentes ferramentas em sequência.
Em outra tarefa, três dos oito bonobos do zoológico utilizaram rochas como martelos para esmagar ossos longos e encontrar alimentos escondidos nas cavidades da medula. Um outro bonobo chegou a afiar uma vara com seus dentes, montando uma espécie de lança – em seguida, espetou Roffman, que provavelmente foi considerado um intruso.
De acordo com Roffman, o estudo mostra que os bonobos são capazes de utilizar uma ampla gama de ferramentas, o que os coloca em pé de igualdade com os chimpanzés. Suas técnicas se assemelham às utilizadas pelos primeiros seres humanos da Idade da Pedra da cultura Oldowan. “Quando você lhes dá as matérias-primas, eles as utilizam em estratégias corretas e específicas ao contexto”, diz Roffman.
Entretanto, para Francesco d’Errico, da Universidade de Bordeaux, na França, os bonobos de cativeiro têm tempo de sobra para realizar experimentos – ao contrário dos seus primeiros selvagens. O que d’Errico quer dizer é que, na selva, ainda que os bonobos tenham potencial para desenvolver habilidades com ferramentas, talvez falte tempo para tanto – já que precisam se cuidar com predadores e gastar muito tempo caçando.
De qualquer forma, estudos e pesquisas nesse campo são sempre muito valiosas para que antropólogos possam entender cada vez mais a nossa própria evolução.
FONTE: Climatologiageografica
Alguns humanos sempre tentando desmerecer as outras espécies... Não bastou o idiota do Descartes? Esses franceses tsc,tsc,tsc.
ResponderExcluirSabe o que me aflige? A frase: "os bonobos ainda não foram amplamente estudados dentro da natureza".
ResponderExcluir