--------------------------------
Dono foi autuado por maus tratos.
Animais estavam em imóvel na Rua Conde de Bonfim.
Policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) apreenderam, na tarde desta terça-feira (25), cerca de 130 gatos. Os animais foram localizados dentro de um apartamento na Rua Conde de Bonfim, na Tijuca. O dono foi autuado por maus tratos.
Segundo os agentes, eles foram até o local para cumprir um mandado de busca e apreensão. Durante as investigações, foi apurado que o responsável havia sido notificado diversas vezes pelos órgãos de fiscalização, mas ignorava todos os chamados.
Ainda de acordo com os policiais, o autor foi autuado, assinou o termo circunstanciado e o caso será encaminhado ao Juizado Especial Criminal (Jecrim).
FONTE: G1
Boa pergunta, Sheila! Foram retirados (apreendidos) e levados prá onde??
ResponderExcluirApreende. Foram tratados como mercadoria, não se espera um bom final para isso. E para onde foram levados? Não concordo com o autor, mas tirar o animal de um ambiente e levá-lo para outro pior, onde ficará em uma gaiola apertada com pouca alimentação e nenhuma higiene também não é a solução. Ou com outros gatos que podem estar doentes e, assim, adoecerem e morrerem sem cuidados. Mentalidade difícil de entender...
ResponderExcluirE que notícia pela metade o G1 publicou!
No site extra.globo eles tem a reportagem mais completa e segundo eles o gatos foram levados para a Fazenda Modelo, em Guaratiba, na Zona Oeste da cidade. Agora resta saber se esta Fazenda Modelo é mesmo um bom final para esses gatos.
ResponderExcluirO link para a reportagem é http://extra.globo.com/casos-de-policia/idoso-que-mantinha-130-gatos-dentro-de-apartamento-autuado-por-maus-tratos-foi-deus-que-ordenou-14659141.html
Li no Olhar Animal que os gatos foram encaminhados para um local chamado Fazenda Modelo em Guaratiba.
ResponderExcluirQuanto ao caso, trata-se de pessoa acumuladora de animais, o que é caso de tratamento psicológico. Mas o caso já foi encaminhado para a Justiça Criminal.
Enquanto isso outros casos que que realmente tratam de crueldade sem limites, aparentemente não acontece nada.
Tô apostando R$ 0,10 que é bem capaz de terem ido parar na Suipa, porque poucos sabem que ela não é governamental. Não é raro acautelar animais apreendidos na Suipa.
ResponderExcluirA notícia não está completa, pois não sabemos o motivo pelo qual o dono foi acusado de maus tratos, afinal havia gatos doentes, com fome, feridos? Se o cara não for um acumulador, é um desesperado protetor tentando salvar vidas e em qualquer caso, ele precisa de ajuda. Ajuda pra ele e pros gatos!
ResponderExcluirAlguem tem contato com protetor de la??? E so questionar, precisa ser verificado.
ResponderExcluirAmigos, como nenhum meio de comunicação teve competência ou interesse em divulgar o caso com detalhes, vou esclarecer. O senhor em questão não é um protetor que recolhe animais de rua. Ele é um lunático que acredita que o Deus vivo quer que os gatos procriem. Ele tinha apenas um macho e duas fêmeas. Os outros 127 são descendentes destes três. O imóvel cheirava a urina ao ponto dos policiais terem que usar máscaras, a ração estava misturada com urina no chão escorregadio onde havia fezes incrustradas. O cara precisa de tratamento? Claro. Os animais merecem viver neste ambiente? Não. Eles foram para a fazenda modelo. É o local ideal? Não. Alguém tem uma sugestão melhor? Deixá-los lá? Deixar que sejam 260? 300? 500? A Fazenda Modelo está aberta todos os sábados e aceita ajuda. Muitos protetores vão até lá tirar fotos dos animais que estão para adoção, dar banho, passear.Lá eles tem alguma chance. Naquele apartamento fétido, nenhuma. A imprensa divulgou uma foto bonitinha deles em cima de um móvel. Tenho os vídeos que foram disponibilizados para a imprensa mas não sei por qual motivo não foram utilizados. Outros esclarecimento. Jamais os policiais, ao menos, os atuais, da DPMA, levarão qualquer animal resgatado de maus tratos para a SUIPA. JAMAIS.
ResponderExcluirÉ cada um fala sua "verdade" e repleta de penas de pavão. Gostam de aparecer. Emitem "opiniões" do dic:. ideia sem fundamento; presunção; vaidade... "Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existem". Fui algumas vezes neste apartamento e grande era o empenho para fazer o melhor que alguém pode numa situação difícil como aquela com tantos gatos e garanto que nunca existiu ração misturada com urina e nem fezes incrustadas. Existia sim um fétido de urina e chão escorregadio quando começava acumular após o descanso necessário e pegava-se então duro na faxina para amenizar o impossível com todos esses animais. Todos saudáveis, amigos, carinhosos e por incrível que pareça nenhuma pulguinha para contar a história.
ExcluirMas como servo do Deus vivo e a prova do Mesmo que ele passou e ninguém passaria e que os cegos não enxergam, foi o próprio Criador que permitiu tirar os animais para preparar sua grande vitória que deixará o mundo de boca aberta e toda imprensa noticiará e no mundo todo, para honra e glória do Nome do Todo Poderoso. Quem viver verá. E os vídeos não foram utilizados porque o Deus Fogo consumidor não permitiu que seu "servo inútil" (Lc 17:10) fosse escrachado e será sim honrado por Ele, muito breve e todos saberão. Chegou a hora. Mateus 5:11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, MENTINDO, disserem todo o mal contra vós por minha causa. 2 Timóteo 3:12 E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. 13 Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.
Atos 5:29 Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa OBEDECER a Deus do que aos homens.
Assim é o mundo: Falam do que não sabem e nem entendem. Usam da sabedoria própria, e não do Alto. essa sabedoria é carnal, terrena e maligna como diz no livro de Tiago 3:15
Acompanhei de perto, algumas vezes o tratamento cuidadoso e carinhoso que este senhor sempre deu aos animais, inclusive alimentando com ração de ótima qualidade. Estive também no dia da apreensão no local e obtive informação diretamente do veterinário da Sepda (Dr.H.P.) que estava na operação que informou não reconhecer nenhuma doença nos animais. O que pelas fotos expostas na mídia pode-se observar a vitalidade e porte sadio dos animais.
ExcluirO que me causou espanto foi ver fotos e filmagens retiradas pela equipe da Sepda e policiais/DPMA, na mídia tão rapidamente, não se trata de material de uso legal? Não precisa de autorizações para divulgar? Material vendido? Qual a função e real interesse dos participantes da operação? Estariam enquadrados no Art. 319: "Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal:...”???
A "Fazenda Modelo" tem o nome bonito, mas pelo que fui informado ficarão confinados a gaiolas bem menores do que o espaço que ocupavam, é isso? Até que ponto é modelo (pra inglês ver?)? OS animais terão carinho e alimento de qualidade que estavam acostumados?
Quem tem olhos para ver.... Não é sobrenatural os animais estarem totalmente saudáveis?
Provérbios 28:5 Os homens maus não entendem o juízo, mas os que buscam ao Senhor entendem tudo.
Caro senhor que postou a resposta no anonimato,
ExcluirNão discuto com argumentos religiosos. Discutir esse tema é um absurdo. Fé é a crença naquilo que não se pode provar.
Estive no apartamento e vou falar dos fatos. Os animais não estavam subnutridos. Havia bastante ração, mas de má qualidade, isso é verdade. Boa parte da ração estava diretamente sobre o chão do imóvel e este estava todo (TODO) coberto de urina. Os pés escorregavam. O proprietário dos animais chegou a pedir para calçar chinelos para não sujar o pé quando saiu de seu quarto (quarto que não havia nenhum gato). O odor de amônia que exalava da urina era intoxicante, algo impossível de descrever em palavras. Os animais não tinham espaço suficiente para se deitar sem que o fizessem sobre a urina que estava pelo chão, razão pela qual muitos tinham o pelo úmido de urina e alguns apresentavam problemas dermatológicos. O espaço estava de tal maneira saturado de animais que, apesar de haver redes de proteção, alguns gatos romperam a rede, despencaram pela janela e se espatifaram na casa do vizinho que morava nos andares inferiores. Obrigar animais a viver em meio a fezes e urina em um espaço confinado é crime. O dono deles não estava fazendo nenhum trabalho de caridade, apenas achava errado (devido a crenças religiosas) castrar os animais. Castrar é um ato de amor. Ele próprio não ficava naquele ambiente. Nos cômodos da casa em que ele ficava, ele não permitia a presença de gatos.
Os gatos não tinham absolutamente nenhum comprovante de atendimento veterinário, muito menos caderneta de vacinação.
Ele apenas atribui a sorte ou azar de tudo o que acontece em sua vida à vontade divina.
Como ele perdera a data de castração, junto à SEPDA, dos seus primeiros 3 gatos, ele interpretou isto como um sinal divino de que os animais deveriam se reproduzir indiscriminadamente.
Gostaria de saber a opinião dos gatos em ter que comer ração encharcada de urina e de ter que se deitar para descansar ao lado de suas próprias fezes. Achar que um animal deve sofrer por conta de suas convicções religiosas é uma das atitudes mais odiosas que podem vir de um ser humano.
Esqueci de mencionar o relato dos moradores que diziam que, não raro, ele descartava os corpos dos gatos mortos na lixeira do edifício.
Ora, o que será que aconteceu para seus animais morrerem? Ele não os tinha há tanto tempo assim (2 anos) para atribuir a morte dos mesmos à velhice.
Morreram de doenças infecciosas, de brigas, problemas congênitos?
Nunca saberemos, pois ele jamais procurou atendimento veterinário para os animais. O fato é que ele não tinha condições de mantê-los de forma a atender todas as suas necessidades, mas insistia em fazê-lo devido a crenças religiosas.