29/08/2014

Zoológico tem 422 animais já prontos para serem soltos, mas falta lugar

Gente, isto é surreal.... como pode isto?
--------------------------------
Macaco-prego-do-peito-amarelo: pronto para ser solto,  mas sem aonde ir  (Foto: Marina Silva)
O zoo de Salvador tem mais de 400 animais que já poderiam voltar para a natureza, mas, por falta de estudos, continuam enjaulados

O macaco da foto ao lado não tem nome. Ele vive em grupo, consegue encontrar sua própria comida (e até quebrar as frutinhas que encontra para colocar na boca) e provavelmente desconfiaria de um galho que tem um
movimento estranho - pode ser uma cobra, afinal de contas.

Ele é o bicho perfeito para viver na mata. Mas ele mora no Zoológico de Salvador, em Ondina. 

Como o macaco sem nome (que, aqui, vamos chamar pela espécie, macaco-prego-do-peito-amarelo), outros 421 animais estão no zoo, esperando para ser soltos. Eles estão lá, prontos para ir embora (provavelmente, felizes). Só não têm para onde ir. 

Atualmente, o zoológico tem quase 1,6 mil animais - mas desde 2008, 422 bichos poderiam estar livres, na natureza. No entanto, faltam lugares que possam recebê-los, segundo o coordenador do parque, Gerson Norberto.

“O problema nem é encontrar as áreas, mas fazer um estudo. É preciso avaliar (nas áreas que receberão os animais) a capacidade de suporte, que é saber a quantidade estimada de presas disponíveis, de árvores frutíferas... Isso não pode ser feito só com uma visita”. E mesmo depois da soltura, o processo não é fácil: tem animais que precisam ser acompanhados por até três anos.

“Não é só abrir uma caixa”, pondera. Resultado: tem tartarugas, araras, macacos, lobo-guará e até jacaré vendo a vida passar, lá no zoo. “Esse número não é fixo, claro. Ao longo dos anos, já foi maior e já foi menor, mas sempre foi algo em torno disso, desde que começamos a fazer a triagem”.


Um comentário:

  1. É lógico que eles não tem para onde ir, o povo não para de desmatar, queimar, invadir, matar, destruir... Seguinte, é só enjaular e treinar este povo que sobra lugar pros animais.
    Ainda bem que não estarei por aqui no final desse século. Dá pra imaginar como vai ser!

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪