06/06/2014

Cinco cães e seu dono são acolhidos em abrigo - Curitiba - PR


Que coisa mais decente feita por humanos, né mesmo? às vezes acho que nossa espécie tem jeito....
---------------
Revista Eletônica "O Grito do Bicho" - www.ogritodobicho.com
Animais de companhia também podem fugir do frio em Curitiba

Os cães Petruquio, Belinha, Polaca, Bob e Urso são os novos atendidos pela Unidade de Acolhimento Plínio Tourinho, no Jardim Botânico, um dos equipamentos de atenção à população em situação de rua da Fundação de Ação Social (FAS). Os animais estão desde esta segunda-feira (02) na unidade, em iniciativa adotada pela Prefeitura de Curitiba e FAS, que permite a entrada de cães e
gatos de companhia de quem buscar o serviço de acolhimento.Com isso, é ampliado o acesso de moradores de rua ao abrigamento e também garantir a segurança dos animais nos períodos de temperaturas mais baixas.

Para Ronaldo Macedo, de 40 anos, dono dos cinco cães, a possibilidade de levá-los para o acolhimento foi o grande diferencial. “Em oito meses que estou na rua, nunca quis vir pro abrigo porque achava que não ia me acostumar com o regulamento e que teria que deixar meus cachorros na rua. Eles são meus filhos, meus guardiões. Se estou vivo hoje é por eles e eles por mim”, conta.

Pela primeira vez em uma unidade de acolhimento, Ronaldo faz planos para o futuro. “Daqui para frente vejo a minha casinha, com água, luz e um emprego. E meus cachorros, é claro”.

A presidente da FAS, Marcia Oleskovicz Fruet, conta que recolher os animais é muitas vezes fundamental para convencer alguém que está no relento, neste período de frio, ir para o abrigamento. “Muitas pessoas preferem não ir para os abrigos porque não querem deixar seus animais sozinhos. Por isso resolvemos repetir a medida adotada no ano passado e garantir a proteção à vida tanto das pessoas em situação de rua como de seus animais de companhia”, explica.

A ação acontece em parceria entre a FAS, a Rede de Proteção Animal e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), e também vai oferecer a alimentação, microchipagem, vacinas, vermífugo e castração para os animais. Uma vez por semana, uma veterinária vai passar pelo local, para atender os bichinhos.

Operação Inverno
Com as temperaturas baixas e as primeiras geadas na capital, a FAS intensificou o trabalho das equipes de abordagem do Resgate Social. O reforço no serviço funciona das 19h a 1 hora, com a busca de ativa, nos locais de maior concentração de pessoas em situação de rua. Porém, o Resgate acontece sem interrupção e o número de vagas nos abrigos também já aumentou.

“Ressaltamos também que o apoio da população é de extrema importância. Qualquer caso de risco para pessoas que estejam nas vias públicas da cidade, deve ser comunicado ao Dique 156, que acionará o Resgate Social para atendimento da solicitação”, informa Marcia Fruet.

FONTE: Bem Paraná

8 comentários:

  1. Espero que outras Prefeituras adote esta medida, e muito importante que a Prefeitura também se preocupe com os animais.

    ResponderExcluir
  2. Tutores e seus cães de estimação precisam ser olhados como uma família que em hipótese alguma pode ser separada sem o risco de danos emocionais muito sérios no coração dos que fazem parte dela.

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso. Que sirva de exemplo para outros estados e que seja urgente

    ResponderExcluir
  4. Sim são famílias ! Dividem a comida, se aquecem no frio e se protegem.
    Depois dizem que estas pessoas que moram nas ruas não tem nada, precisam de melhores condições de vida mas não quer dizer que não tenham bens muito importantes: AMOR, COMPANHEIRISMO, VALORES MORAIS ....

    ResponderExcluir
  5. Tão simples, tão óbvio, e tão difícil de acontecer... Parabéns a eles!

    ResponderExcluir
  6. Oiiii gente eu conheço esse morador, onde ele vai os cachorros dele vão junto, usam até roupinhas, aqui além da prefeitura ajudar, muitos protetores fazem a noite solidária, levam roupas, comida aos moradores de rua e ração aos pets, a prefeitura tem um espaço reservado aos pets de dos moradores em dias de frio

    ResponderExcluir
  7. Parabéns à presidente da FAS, Marcia Oleskovicz Fruet que com essa atitude, está salvando muitas vidas. Eu também, se morasse na rua, não me abrigaria sem meus cães.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪