16/03/2012

ENCERRANDO A PORCARIA DA HISTÓRIA DE VENDA DE CÃES NO PORTO DE SANTOS - SP

Eu juro que tento não perder a paciência, mas, não consigo....

Uma matéria do dia 07 de fevereiro foi vinculada no dia 11 de março numa agência de notícias muito lida pela maioria da proteção animal e simpatizantes da causa. Era sobre a venda de cães a navios coreanos feita por moradores de uma favela localizada ao lado do Porto de Santos.

Acontece que, quando li sobre o assunto na ocasião, fui pesquisar e investigar. Não encontrei nenhum vestígio de comprovação. Daí, fiz uma postagem a respeito e pedi que algum protetor de Santos fosse in loco, inclusive chamando a atenção que no vídeo da matéria publicada no IG, mostrava uma pet-shop. Vejam só:

Apurei o assunto com a embaixada coreana, jornalista que fez a matéria (não retornou meus e-mails) e com encarregado de desembarque do Porto de Santos. O que me informaram no Consulado é que nenhum tripulante de navio coreano iria comer um cão sem saber sua procedência. Eles comem cães de criadores licenciados pelo governo, mesmo naquela imundice que vemos em fotos.Contestar o quê? Mas, teve lógica o que ele falou.

O funcionário da segurança do Porto nos informou que lá é tudo monitorado por câmeras, inclusive, de navios atracados e ao largo. Disse ele que os moradores da favela tem acesso sim aos navios através de pequenos barcos de pesca, mas, impossíveis de serem alcançados pela altura das embarcações. Perguntei se algum animal poderia ser amarrado e içado.  Disse ele que daria tanto trabalho que não valeria a pena, além de considerar muita "burrice de um possível vendedor e de outro possível comprador". Mas, completou: "nada é impossível neste mundo".

Confirmando o que ele disse, achei esta matéria que fala da instalação da quantidade de câmeras e sobre a segurança portuária daquele Porto. Nem fui checar as regras da vigilância sanitária porque já tinha me dado por satisfeita.  Pode ter havido tentativas de vender cachorro? claro que sim, mas, considerar o depoimento de uma única pessoa como fato concreto, me pareceu precipitado demais.

Bem, confesso estar injuriada porque  desde o dia de ontem estamos repetindo que não houve comprovação dos fatos noticiados há um mês atrás!!!!! Alguém tem idéia da quantidade de e-mails que recebi pedindo para investigar? E cadê que as pessoas se conformavam do que eu falava já que foi noticiado pela tal agência que tem tanto prestígio e seriedade? (aliás, concordo plenamente)... Mas, porquê esconder meu trabalho e a verdade que foi apurada?

O Trípoli publicou um vídeo ontem falando coisas que eu havia apurado desde fevereiro.... é uma droga a gente não ser famosa e nem ter um circuito de divulgação tão bom quanto esta agência de notícias tem, né? kakakaka.... brincadeirinha.... 

O que me chateia é que faço uma postagem investigativa, publico e as pessoas não dão bola e nem divulgam para não prestigiar nosso blog....é mole? Pois é, só espero que sirva de lição MAIS UMA VEZ para as pessoas olharem as datas que determinado fato aconteceu evitando esta barafunda e perda de tempo total.

Encerrando de vez o assunto, vejam o vídeo do Tripoli de 15/03/12:


.

23 comentários:

  1. Parabéns pelo lindo trabalho que você faz!!
    Renata Buono

    ResponderExcluir
  2. Sheila, parabéns pela investigação! Daqui a pouco vão te chamar para trabalhar no FBI ou na CIA! hahahaha...

    Fiquei feliz em saber que a matéria é enganosa e triste em saber que a agência de notícias faltou com a verdade, isso me deixa desconfiado de outras matérias que eles postam ou venham a postar.

    Agora, cheguei a uma conclusão lendo seu post: está na hora do Grito do Bicho ter um canal de notícias no Facebook. Acompanho seu blog há anos e sei de sua relação adversa a essa rede social, porém a tal agência de notícias consegue um alcance imenso através dessa rede.

    Por mais que eu entenda seus motivos para não fazer parte do Facebook, acho que você conseguiria resultados imensos em prol dos animais fazendo parte dela e ao deixar de fazer parte você acaba, não me entenda mal, não fazendo diferença alguma ao criador da rede, já que milhões de outros vão fazer parte dela.

    Enfim, parabéns pela matéria e pela investigação! O Grito do Bicho é hoje, sem sombra de dúvida, o canal mais confiável de informações nesse segmento!

    Um abraço!
    Jon Lopes

    ResponderExcluir
  3. Mas quem foi que iniciou essa historia? Cade essa pessoa ou entidade? Bom, pelo menos ao que tudo indica a estoria é falsa, menos mal. Parabens e um gde abraço
    Carol Pimenta

    ResponderExcluir
  4. Oi Sheila!
    É claro que publicações dependem de "interesses", mas dizer que vc não é famosa...
    Ói ocê aqui em DIVINÓPOLIS!
    Força amiga.

    ResponderExcluir
  5. Adoro esse Trópoli. Pena que ele não é do Paraná...

    ResponderExcluir
  6. E eu que acabei de falar nas fotos do Porto de Santos em outra parte do seu blog. Na parte sobre os jeques. Então, se hão há confirmação, que cachorros são aqueles? Onde estão? Que pessoas são aquelas? Uma coisa é certa: existe um lugar onde cachorros estavam em péssima situação e em sofrimento total. Pessoas estiveram ali e sairam com eles. Uma das senhoras é asiática. As fotos não são de mentira, nem montagens. Então, se não foram tiradas no porto de Santos, onde foram tiradas? Bem, talvez o Tripoli fale sobre isso no video. Vou ver agora. Sheila, eu aprecio seu empenho e suas investigações. Continue assim.

    ResponderExcluir
  7. sheila moura16/03/2012, 15:19

    Jan
    acho que vc. não reparou, mas, desde o dia 23 de fevereiro, por convencimento dos nossos patrocinadores, voltei a usar o facebook daquele infeliz do Mark. Que seja por amor a causa, né? kakakaka.... Se puder divulgar, está no nosso boletim e na primeira pagina do blog


    Carol
    eu não posso afirmar que a notícia publicada pelo IG há um mês atrás é falsa. O que eu posso te afirmar é que, nas apurações que fiz, não pude comprovar nada. Aliás, posso ter apurado muito mal, certo? então, não é uma palavra em definitivo, entendeu?

    bjs aos dois
    sheila

    ResponderExcluir
  8. Andressa Carolino16/03/2012, 15:38

    parabéns Sheila, vc é demais bjuuuss

    ResponderExcluir
  9. Parabéns e obrigada! =)

    ResponderExcluir
  10. Pelo que li no site da Anda, essa foto eh de um comércio de caes na Tailândia , causando toda a confusão!
    Bjus
    Mel

    ResponderExcluir
  11. Andressa Carolino16/03/2012, 16:25

    voltei pq acabo de ler uma reportagem da china... sobre comer carne de cachorro e tal...

    eles tem essa cultura de comer cães tá, não tem como mudar a mentalidade desse povo..

    mas o que mais revolta é a forma como são transportados, em gaiolas lotadas, todos amontoados... e essas gaiolas são jogadas de cima do caminhão... aquela coisa horrorosa que todos sabem...

    que falta de respeito, de amor, de tudo
    não teem a mínima noção .


    me dá uma revolta tão grande que começo a chorar de raiva e de dó.

    ResponderExcluir
  12. Olá Sheila eu acho que este trabalho que vc faz de ir atrás da verdade poucas pessoas fazem no mundo. Olha, eu fiquei irritado com aquela história que vc postou do cachorrinho (falo ou não falo), assado vivo na China (falei), que não ficamos sabendo se é vdd ou não, mas não é o da carne seca não, é de umas fotos que tem um homem e uma mulher orientais numa calçada e um caozinho que foi vítima deles. Será possível?

    ResponderExcluir
  13. sheila moura16/03/2012, 21:36

    Agradeço de coração as palavras de apoio e incentivo de todos que se pronunciaram. Fico muito feliz que as pessoas reconheçam meu desejo de fazer o melhor. É sincero e de coração.

    Cada postagem penso que tenho que fazer o melhor para o leitor que me dá a honra de visitar nosso blog diariamente.

    AO ANÕNIMO que me questionou sobre o cachorrinho assado vivo:

    Vou analisar junto com vc.: seria interessante e cabível ouvir os gritos de um animal enquanto ele é assado vivo? não acredito, principalmente, estando no meio da rua...

    Penso que, por praticidade e manejo, devem matar o cão antes de cozinhá-lo ou assá-lo. Bem, é a conclusão que cheguei com ajuda do Tico... Teco pediu demissão!!!! kakakaka...

    abraços a todos e obrigado

    ResponderExcluir
  14. "Teco pediu demissão" huahuahua...essa foi boa.

    ResponderExcluir
  15. Sou grata à vc,pena q não t conhecia,só hj vi uma post sobre..parabéns pelo trabalho,sou Santista,e amo animais..pode ver pelo meu face,em ana maria matheus,qdo vi a post. no face,meu sangue subiu..e,ninguém,sabia me informar nada,,verídico,inverídico..atitudes de investigação..nada..aí saí passando a reportagem à meio mundo...ridícula, eu..né..fazer oq...mas é bom demais saber q agora posso contar com alguém sensato..é um prazer t conhecer..,e quanto à não ser famosa..isto é besteira,tenho certeza, d q muitos t admiram pelo teu trabalho..se alguém não t deu atenção merecida..é porque não estava sequer interessado sobre o assunto.bem catmiga. aki fica o meu abraço...parabéns...!!!

    ResponderExcluir
  16. Deka Colorada17/03/2012, 12:51

    Olha amiga, eu vou te dizer uma coisa. Primeiro, que bom e espero que se confirme, que não este tipo de crueldade acontecendo em Santos, mas suspeitas através de denúncias, não custa nada investigar para avaliar a situação. Segundo, uma investigação de denúncia, é obvio que as pessoas envolvidas, mesmo que indiretamente(funcionários, pesacdores, etc.) como VOCÊ investigou, NÃO vão falar para não se comprometerem ou se envolverem publicamente, sob o riso de perseguição a eles. É a mesma coisa, meu bem, que você ir numa favela e perguntar aos moradores ou à vigilância local se existe tráfico ali. Você acha que eles vão abrir o bico? Vão denunciar os traficantes? É A MESMA COISA! Acho que investigação deve ser nas pessoas certas, de forma cautelosa e discreta para obter de maneira clara a comprovação ou não do crime. Sugiro que aprenda mais sobre investigação sigilosa, para realmente "concluir" e "dar por encerrada" alguma supeita. Afirmo novamente que espero, pelo bem dos animais, que "de fato" não esteja acontecendo este crime. Abraços!

    ResponderExcluir
  17. sheila moura17/03/2012, 13:19

    Oi Deka

    valeu por suas orientações de como investigar. Acho que devo ser mais esperta, né? depois de 40 anos de atuação na proteção, eu já devia saber disto... vc. está certa!!!!

    Agora, sabia que em duas ocasiões diferentes, entrei em contato com o jornalista que fez a matéria que, no meu entender, foi precipitada em ouvir uma única moradora sobre a possível venda de cães?

    Normalmente, eu ouço dezenas de pessoas antes de concluir meu parecer, e ele só ouviu uma? o fato virou realidade por fala de uma única pessoa? E olha que eu, como vc. concluiu, sou meia tapadinha, inocente e até meia abobada... Imagina um profissional da categoria dele, né?

    Pois bem, na primeira vez que o procurei(fev) expliquei quem eu era e que queria falar com ele sobre a matéria feita. Não me respondeu.

    Na quarta-feira agora, entrei em contato com ele por e-mail, novamente, mas não contei sobre o que eu queria lhe falar. Pedi seu tel. e disse que era urgente. Ele respondeu imediatamente dizendo que queria saber primeiro do que se tratava. Expliquei e mandei toda minha identificação e meu tel. Ele não retornou mais....

    Agora, sendo vc. uma pessoa bem esperta, diz como interpretaria o jornalista que não quer falar a respeito desta história que ele escreveu? se ele se tocou com o fato, ele poderia nos ajudar a encontrar esta pessoa que ele entrevistou (Elizabeth), certo?

    Daí, eu falava com a Pol. Civil de Sampa ou contratava um profissional para acha-la e saber da história direitinho....

    Mas, até agora, como não obtive resposta do jornalista (pessoa chave desta história toda), continuo aguardando que alguma ONG local se interesse e vá in loco confirmar tudo. Tem até pet-shop na favela que seria um ótimo local de pesquisa, né?

    Teve uma ONG de Santos que denunciou o fato a policia ou MP, nem lembro direito, mas, não tenho mais notícias sobre.

    abraço e sempre que puder nos mande suas opiniões para que a gente sempre possa aprender um pouco mais, ok?
    sheila

    ResponderExcluir
  18. Não se descabela não, Sheila! Talvez muitos não tenham visto o seu post. A gente confia no Grito do Bicho sim! Já estou indo dar a noticia no face. Que maravilha que isso foi só boato!
    Bjus

    ResponderExcluir
  19. Ja tinha visto essa imagem horroriiiiiiiiivel dos caes amontoados num caminhao há muito tempo atras e era la pra aquelas bandas que nao gosto nem de falar que me da vontade vomitar 3 dias sem parar de nooooooooooojo !!!!

    Sheila, continua como sempre nos passando informações, porque nas suas nós confiamos .

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pela busca da verdade. Parabéns pela sanidade!
    Fazer sensacionalismo barato é fácil, espalhar boatos sem fundamento também.
    Investigar e buscar a verdade ninguém quer.

    ResponderExcluir
  21. O CAMINHÃO CHEIO DE CÃES E A BANCA C\ CÃES PENDURADOS ERA DA ASIA, MAS OS NAVIOS DE COREANOS COMEM CÃES SIM E O POVO APROVEITA P\ FATURAR. É CLARO QUE O EMBAIXADOR IRIA NEGAR, SABENDO QUE CÃES SÃO ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO NO BRASIL.ELES COMEM CÃES E SE ESTÃO ATRACADOS NO BRASIL,PORQUE NÃO VÃO COMER, SE TEM QUEM VENDA PORQUE CONHECE OS COSTUMES DELES ????? ACREDITO SIM NESSA ESTÓRIA,PORQUE NO BOM RETIRO ELES FAZEM A MM. COISA !!!!SE AQUI É DEMOCRÁTICO,PUBLIQUEM, MESMO SENDO CONTRA ESSA NOTICIA !

    ResponderExcluir
  22. QUERO COMPLETAR M\ COMENTÁRIO, ACRESCENTANDO QUE JÁ VI VIDEOS EM QUE FRITAM 1 CACHORRO VIVO NA CHAPA E OS OLHOS DELE SALTAM P\ FORA.OS CÃES SÃO ASSADOS VIVOS, P\ LIBERAR ADRENALINA DE TANTO SOFRIMENTO E A CARNE FICAR MACIA !
    ELES NÃO FAZEM ISSO SÓ P\ VER O CÃO URRAR DE DOR E SIM, PORQUE COMEM TUDO VIVO, PORQUE TEM MAIS VALOR, É MAIS NUTRITIVO, SEGUNDO ESSES IGNORANTES DOS INFERNOS ! NÃO ADIANTA TAPAR O SOL C\ A PENEIRA !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  23. Sheila,
    Em e-mail afirmei que a minha empregada comentou sobre a troca de animais por dinheiro mas, foi no Porto do Rio e, essa pessoa não repetiu nada que viu na Net , não confirmo porém, não duvido . Existe uma história de pessoas que inclusive já foram funcionários que no Jóquei/Rj , existe uma matança indiscriminada de cavalos quando apresentam alguma patologia que implica em grandes gastos, também haveria o consumo da carne............verdade, blefe, mentira??? Quem pode afirmar de fato?? Todo boato......... Grande beijo Márcia

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪